quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O Primeiro Estilo de Taijiquan é Chen


O que é o Tai Chi Chuan ou Taijiquan

Estilo Chen é o primeiro estilo a ser criado na china   

O Tai Chi Chuan (em chinês: 太極拳 pinyin: Taiji Quan) é uma arte marcial interna chinesa, categoria nomeada em chinês de neijia (內家), que pode ser traduzido como "escola interna". Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento. Os princípios filosóficos do Tai Chi Chuan remetem ao Taoismo e à Alquimia Chinesa. A relação de Yin e Yang, os Cinco Elementos, o Ba Gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos. Os textos clássicos do Tai Chi Chuan é um termo que se refere aos vários manuscritos deixados por grandes mestres desta arte marcial chinesa que orientam a:
Vencer o movimento através da quietude (Yi Jing Zhi Dong) 以靜制動
Vencer a dureza através da suavidade (Yi Rou Ke Gang) 以柔克剛
Vencer o rápido através do lento (Yi Man Sheng Kuai) 以慢勝快
O Tai Chi Chuan tem suas raízes na China, sendo atualmente uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação e com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades uma referência de tranqüilidade e equilíbrio. Os criadores do Tai Chi Chuan basearam sua arte na observação da Natureza - não apenas na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais. Como somos parte desta natureza, o conhecimento destes princípios e de como atuam dentro de nós, estudados pela Medicina Tradicional Chinesa, revelam o Tai Chi como uma fonte efetiva de energia que se encontra no nosso interior, situada na região do corpo nomeada pelos chineses de Dantian Médio.

O que significa Tai Chi Chuan

Diagrama do Tai Chi - Conhecido como Yin e Yang
, Tai significa "o maior", "o mais alto", "supremo", "absoluto".
(ou , em chinês simplificado), Chi (ou Ji) significa, original e literalmente, a parte mais alta do telhado - "cumeeira".
, Chuan (ou Quan) significa Punho, aqui simbolizando "soco", "luta há mãos livres" (desarmadas), "boxe"
Portanto, algumas das possíveis traduções literais de Tai Chi Chuan são: "Punho da Suprema Cumeeira", "Punho do Limite Supremo" ou simplesmente "Punho do Tai Chi". Como cada ideograma pode ter mais de um sentido, há outras formas de traduzir o termo além destas. No Taoismo, onde o Tai Chi Chuan teve sua origem, a "Suprema Cumeeira", ou "Limite Absoluto" tem a conotação filosófica de "Elevação", "Sublimação", "Purificação", resultante, entre outras, do desenvolvimento de um mecanismo de defesa emocional pelo qual tendências ou sentimentos inferiores se transformam em outros que não o sejam. O Tai Chi também simboliza o "Cosmos" e a interacção, dos princípios energéticos Yin e Yang, em constante mutação, sendo conhecida a sua representação pelo Tai Chi Tu (Diagrama do Tai Chi), mais conhecido no Ocidente como o "Símbolo do Yin-Yang".
Origem Tai Chi Chuan
Encontramos diversas versões, muitas delas imersas em lendas, a respeito do surgimento desta arte. Ao longo do tempo histórias foram sendo transmitidas boca-a-boca, de pai para filho e de mestres para discípulos, alguns registos históricos foram encontrados e várias teorias foram postuladas. Existem indicações de que, durante a Dinastia Tang (618- 906 d.C.), um eremita chamado Xu Xuan Ping desenvolveu uma Arte chamada "Os 37 Estilos do Tai Chi", também chamada de Chang Chuan (Punho Longo) ou Chang Kiang (Rio Longo). Por volta da mesma época, um monge taoista chamado Li Dao Zi praticava uma Arte denominada "Punho Longo Primordial", semelhante aos 37 Estilos do Tai Chi. Muitas das posturas dessas duas Artes tem nomes semelhantes aos das actuais posturas do Tai Chi Chuan. O texto Guan Jing Wu Hui Fa (Método para se Alcançar o Esclarecimento através da Observação da Escritura), escrito por Cheng Ling Xi na época da Disnastia Liang (907-923 d.C.), no Período das Cinco Dinastias e dos Dez Reinos, é o documento mais antigo já encontrado a usar o termo Tai Chi Chuan. Cheng Ling Xi foi discípulo de Han Gong Yue, que lhe ensinou sua Arte, chamada "Os 14 Estilos do Treinamento do Tai Chi". Chang San Feng (1247-?), que então vivia num templo taoista do Monte Wudang, já teria desenvolvido uma Arte conhecida como "Os 32 Estilos do Punho Longo de Wudang" e, posteriormente, criou "As 13 Posturas do Tai Chi", após observar uma luta entre um pássaro (grou) e uma cobra, quando constatou que a flexibilidade se sobrepunha à rigidez, compreendeu a prática da alternância entre o Yin e o Yang, e outras concepções da natureza, que se constituem na base do que depois passou a ser chamado de Tai Chi Chuan. O sucessor de Chang Sangfeng foi o também monge taoista Taiyi Zhenren, que, no final da Dinastia Ming, difundiu a Arte entre os discípulos do Monte Wudang. Entre esses discípulos encontrava-se outro monge, de nome Ma Yun Cheng. Ma Yun Cheng transmitiu a Arte para vários discípulos célebres, entre eles Mi Deng Xia e Guo Ji Yuan, popularmente conhecidos como "os dois Santos", e Wang Zhong Yue, que denominou essa Arte de "Wudang Tai Chi Chuan" e escreveu o "Tratado de Tai Chi Chuan", um dos Clássicos do Tai Chi Chuan. Wang Zhong Yue transmitiu o Tai Chi Chuan ao famoso Mestre Zhang Song Xi, que depois o ensinou a Dan Si Nan, que veio a ter como discípulo Wang Zheng Nan, que se referia à Arte de Wudang como uma arte interior, distinta das Artes de Shaolin, que ele chamava de arte exterior. É sabido que Wang Zhong Yue, ou Zhang Song Xi, ensinou o Tai Chi Chuan para membros da família Chen, no povoado de Chenjia Gou, contudo, a família Chen nega, afirmando que o Tai Chi Chuan foi criado por um ancestral da 9ª geração da família, chamado Chen Wangting (1600-1680), criador do estilo Chen de Tai Chi, que ganhou grande projecção e está na raiz da origem dos estilos praticados pelas outras linhagens/famílias.
Na actualidade os principais estilos são:

O estilo Chen do Tai Chi Chuan

O estilo Chen (Chinês tradicional: 陳式; Chinês simplificado: 陈式; Pinyin: Chénshì) de Tai Chi Chuan é o mais antigo entre os cinco estilos familiares tradicionais. Recebe seu nome da família Chen, originária de Chenjiagou (陳家溝), vila situada no distrito de Wen (溫縣) da província chinesa de Henan. Há provas documentais sobre a prática deste estilo no século XVII pelo Mestre Chen Wangting (1600 - 1680). Um dos mais famosos professores deste estilo foi Chen Changxing (陳長興) (1771 - 1853), responsável pela transmissão da prática a Yang Luchan em 1820, o primeiro a aprendê-la sem ser membro da família Chen. O Tai Chi Chuan estilo Chen destaca-se por suas posturas baixas e pelo aspecto marcial mais exteriorizado em comparação aos outros estilos familiares, utilizando com frequência a prática de "fajing" (发劲, 發勁, fājìng), a "exteriorização da energia". Combina movimentos lentos e curtos com disparos de energia, por vezes as formas são realizadas em grande velocidade. Durante a execução das formas a mente, a respiração e o corpo deveram manter-se relaxados e em equilíbrio. Enfatiza as práticas de Chi Kung conhecidas como "Enrolar o fio de seda" (Chan Si Jing). Inclui formas que empregam armas como o bastão, o sabre ("dao"), a espada ("jian"), a lança o ("qiang") e a alabarda ("guan dao").
O Estilo Chen tradicional é composto pelas seguintes formas-series de posturas interligadas: Lao Jia Yi Lu, Lao Jia Er Lu criada por Chen Chang Xing. Xiao Jia Yi Lu, Xiao Jia Er Lu criada por Chen Youbeng. Xin Jia Yi Lu, Xinjia Er Lu criada por Chen Fake.
Chen Fake 17° geração da família Chen, bisneto de Chen Chang Xing

As linhagens no estilo Chen do Tai Chi

Dentro do estilo Chen do Tai Chi destacam-se quatro linhagens actualmente oficializadas e reconhecidas pelo estado chinês. Seus grandes mentores o Grão-Mestre Chen Zheng Lei, Grão-Mestre Chen Xiao Wang, Grão-Mestre Wang Xian e Grão-Mestre Zhu Tian Cai. O estilo divulgado pelo Tai Chi Center é o do Grão-Mestre Chen Zheng Lei, a prática do Tai Chi Chen varia de linhagem para linhagem, assim como as formas, a técnica e a aplicação marcial, pelo que a partir do momento em que opte pela prática do Tai Chi, deve escolher a linhagem que pretende seguir. O Grão-Mestre Chen Zheng Lei é descendente da 19ª geração da família Chen e da 11ª geração da linha directa do estilo Chen do Tai Chi. É presidente da Wenxian County Chen Style Taiji Research Society, conselheiro geral e treinador de Henan Chen Zheng Lei Taiji Culture Co.Ltd, Vice-Director da Henan Provincial Wushu Administration Center, Vice-Presidente da Henan Wushu Association, Instrutor sénior nacional de Wushu e membro do comité Associação Nacional de Wushu. Nasceu na aldeia de Chenjiagou, província de Henan, em Maio de 1949. A partir dos 8 anos de idade o Grão-Mestre Chen Zheng Lei iniciou a sua aprendizagem no Tai Chi estilo Chen sob a orientação dos seus tios: Chen Zhaopei (1893-1972) e Chen Zhaokui (1928-1981). Dado a sua dedicação e conhecimento formulou sua própria teoria de alto nível de Tai Chi e goza hoje em dia de uma reputação que lhe atribui o estatuto de um dos melhores mestres do mundo do estilo Chen do Tai Chi. O Grão-Mestre Chen Zheng Lei é um dos "Quatro Tigres Dourados" do Tai Chi estilo Chen.
O Tai Chi Center divulgada o Tai Chi Chen da linhagem do Grão-Mestre Chen Zheng Lei

As trezes posturas fundamentais no Tai Chi

Enquanto arte marcial, o Tai Chi Chuan baseia-se em treze conceitos fundamentais (Shi San Shi 十三势). Estas posturas/movimentos podem ser reconhecidos nas diversas formas praticadas pelos diferentes estilos. Cada escola interpreta estes conceitos com pequenas variações. São conhecidas como As Oito Portas e os Cinco Passos 八門 五步, em chinês são denominadas: Peng, Lu, Ji, An, Cai, Lie, Zhou, Cao, Jin, Tui, Gu, Pan e Ding. As Oito Portas (Bā mén) se associam às oito direcções representadas pelos oito trigramas do Pa Kua, elementos básicos na constituição do I Ching.
Os quatro lados (Si zheng 四正 )
Péng (aparar)
(desviar)
(pressionar)
Àn (empurrar)
Os quatro cantos (Si yu 四隅 )
Cǎi (colher e puxar)
Liè (colher e quebrar)
Zhǒu (golpe de cotovelo)
Kào (golpe de ombro)
Os cinco passos (Wǔ bù) 五步 podem ser relacionados aos Cinco Elementos cósmicos que fundamentam a medicina tradicional chinesa: madeira, fogo, terra, metal e água ( , , , , ).
Jìn bù 進步 (avançar)
Tùi bù 退步 (recuar)
Zǔo gù 左顧 (olhar à esquerda)
Yòu pàn 右盼 (olhar à direita)
Zhōng dìng 中定 (equilíbrio central)

Os dez princípios essenciais no Tai Chi

Conforme Yang Chengfu:
Suspender a cabeça pelo topo com leveza e sensibilidade (Xu Ling Ding Jin)
Esvaziar o peito (Han Xiong) e alongar as costas (Ba Bei)
Relaxar a cintura (Song Yao)
Distinguir entre o cheio e o vazio (Fen Xu Xhi)
Relaxar os ombros (Chen Jia) e soltar os cotovelos (Zhui Zhou)
Usar a mente e não a força muscular (Yong Yi Bu Yong Li)
Interligar os movimentos da parte superior e inferior do corpo (Shang Xia Xiang Sui)
Unir o interior e o exterior (Nei Wai Ziang He)
Mover-se com continuidade, sem rupturas (Xiang Liau Bu Duau)
Buscar a quietude dentro do movimento Dong (Zhing Qiu Jing)

Benefícios para a saúde com a prática do Tai Chi Chuan

O Tai Chi Chuan é uma actividade muito completa dado que trabalha em três níveis, o seu corpo físico, a sua mente e o seu espírito. Os exercícios realizados ao longo da aula são orientados para melhorar e contribuir para o aumento do seu bem-estar e da sua saúde. Entre os principais benefícios decorrentes desta modalidade destacam-se:
  • Corrigir e fortalecer a sua postura (coluna),
  • Contribuir para uma maior irrigação sanguínea (problemas de má circulação),
  • Melhorar e estimular o funcionamento dos órgãos internos, tais como o seu coração, o seu fígado e o seu aparelho digestivo,
  • Aumentar a flexibilidade das suas articulações e tonificar os seus músculos,
  • Reaprender a respirar com o abdómen (tan tien), respiração pré-natal,
  • Estimular a sua memória e concentração aprendendo a bloquear os pensamentos negativos do seu dia-a-dia,
  • Estabelecer uma harmonização com o seu Eu interior, o que conduz para um aumento da sua auto-estima, confiança, atitude e melhor relacionamento com o próximo.
De acordo com estudos recentes realizados por médicos americanos, de todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o Tai Chi Chuan é o mais suave e o mais fácil de ser aprendido. Em toda a China, milhares de homens, mulheres e crianças de todas as idades juntam-se nos parques das cidades, para praticar a arte graciosa do Tai Chi Chuan, com o objetivo de melhorar sua forma física e mental. Os movimentos lentos e circulares massajam os órgãos internos, contribuindo para uma melhor digestão, eliminação de toxinas e circulação do sangue, para além de aliviar os estados depressivos. O Tai Chi Chuan é frequentemente prescrito como um tratamento a um sem número de doenças e condições dolorosas. Apesar de no início o Tai Chi Chuan ser praticado de uma forma lenta, à medida que a condição física vai aumentado, este pode ser feito com posturas mais baixas e de uma forma mais vigorosa e dinâmica, contribuindo para uma maior flexibilidade, tonificação muscular (membros Inferiores), aumento da capacidade cardiovascular (desgaste de gordura) sem stress ou força.
Comece hoje mesmo a praticar um estilo de vida mais saudável!
A China ao seu alcance aproveite aulas no CEPE – São Mateus do Sul-PR

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.