terça-feira, 12 de julho de 2011

O Kung Fu Shaolin do Norte



         O Kung Fu é uma arte marcial que apresenta vários segmentos. Cada qual concentra sua técnica em uma característica particular. A exemplo, podemos citar os estilos que baseiam-se nos movimentos de animais, como o Louva-a-Deus, o Tigre, e os estilos que desenvolvem a energia interna, o Chi, como o Tai Chi Chuan e o Ching´i.

         A palavra "Kung Fu", pode ser traduzida como "habilidade".

         No oriente as palavras para denominar a arte marcial são duas: Wu Shu (Wu = guerra, Shu = arte) e Kuo Shu (Kuo = nacional, Shu = arte). Por isso o nome Kung Fu , vem sempre acompanhado do Wu Shu. Pois significa habilidade na arte de guerrear, habilidade na arte da guerra.

         A China, no passado, mais precisamente na Dinastia Shang - 1766 a 1122 a.C.- já foi o país mais poderoso da face da Terra pois possuía um grande espírito guerreiro em combate. Segundo os historiadores, esse poderio militar se desenvolveu graças as invasões estrangeiras e as revoluções entre os senhores feudais e os imperadores chineses. Naquela época, a imensidão do território chinês, era disputada pelos cobiçosos monarcas bárbaros que habitavam nas terras vizinhas.

         Como levavam semanas para deslocarem as tropas imperiais para defender as longínquas fronteiras, a família imperial usou o recurso desesperado de delegar poderes aos nobres da corte. Esses nobres que passaram a ser conhecidos como senhores feudais, receberam imensas porções de terras, semelhantes aos condados outorgados à nobreza na Inglaterra medieval.

         Dessa forma, passara a receber grande parte das riquezas produzidas por seus vassalos e metade das colheitas e das extrações minerais , mas eram obrigados a defender suas terras e a vida de seus súditos com seus próprios recursos.

         Os senhores feudais se viam obrigados a sustentar imensos exércitos que , em tempo de paz se dedicavam intensamente às técnicas marciais.

         Ao Norte da China, está situada, os desertos da Manchúria e a nordeste pelo Himalaia que vai até o sul e sudeste, e a leste, o oceano Pacífico. Portanto é um lugar isolado. Os chineses, possuíam um modo de vida relacionado com a natureza e com a vida agrícola. Os monges viviam uma vida bastante pacífica e, a principal tarefa era estudar, meditar e viver uma vida pastoril.

         Nesta época, haviam muitas guerras na China e os monges precisavam proteger o templo sagrado. Para isso tornava-se necessário aprender as técnicas de combate passando por um rigoroso treinamento.

         Através da observação dos animais, criaram exercícios especiais para fortalecimento e agilização do corpo. Sabe-se hoje, que existem mais de 300 estilos de kung-fu. Os primeiros estilos foram criados pelos clãs (famílias) e mantido como segredo através das gerações. O primeiro animal a ser desenvolvido foi o "Tong Lan" que traduzido seria o louva-a-deus. Isso devido ao fato de observarem um louva-a-deus lutando contra uma cigarra. Movimentos rápidos e firmes, com movimento de quebra de ossos, é uma característica deste estilo. A primeira arma a ser desenvolvida, foi o Lin-tchin-kwan (nunchako para os ocidentais). Este instrumento era utilizado para bater arroz e como o templo sofria diversos ataques, às vezes eles eram pegos de surpresa e precisavam lutar então com o que tinha em mãos. A técnica de bastão, foi criada em uma época que era proibida a utilização de armas e os monges andavam com um bastão no ombro carregando uma trouxa de roupa ou alguma outra coisa e para se defenderem, retirava-se a roupa na ponta do bastão e estaria ali com uma arma pra combate. Assim foram surgindo diversas armas. As diferentes escolas de kung fu , recebem na china uma divisão empírica , que as denominas como escola do norte e do sul. Isso, devido ao fator geográfico que influenciou no desenvolvimento dos estilos.

         O norte da China, é muito montanhoso e portanto, os praticantes tinham pernas fortes e se especializavam no desenvolvimento de técnicas de pernas; enquanto no sul da China, em uma região mais plana e mais baixa, o alagamento era muito natural e desenvolviam portanto os braços principalmente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.