terça-feira, 12 de julho de 2011

Shuai Jiao o Judo Chinês


          O Shuai Jiao, é uma antiga Arte marcial chinesa que apresenta técnicas de projeções e quedas seguidos de golpes traumáticos. É um dos sistemas do Kung Fu chinês. Sua origem tem mais de quatro mil anos. O termo também é empregado na China para designar práticas modernas de wrestling. É uma luta corporal que se utiliza de golpes traumáticos, projeções e quedas. Como todos os sistemas de luta chinesa, era originariamente uma luta bastante popular e seus combates não tinham regras específicas, levando eventualmente os combatentes à morte.
         Acredita-se que o Shuai Jiao tenha sido criado pelo lendário "imperador amarelo", e chegou na China através da Mongólia há mais de quatro mil anos.O Shuai Jiao surgiu do Chiao Ti Jiao Di antiga luta onde os guerreiros combatiam corpo-a-corpo em lutas de agarramento e quedas. Por tradição os guerreiros usavam um elmo com afiados chifres que eram arremetidos contra o oponente. Muitas vezes as lutas causavam a morte de seus contendores.A partir do final do século XIX foram introduzidas regras para competição esportiva. Actualmente tornou-se um desporto de competição na china e um dos mais praticados.

Um comentário :

  1. Jogos da Lusofonia adiados para Janeiro de 2014
    23 de setembro de 2013 Notícias

    A Assembleia Geral da ACOLOP reuniu hoje para decidir o adiamento das datas previstas para a realização da 3.a edição dos Jogos da Lusofonia.Goa veio apresentar aos membros da ACOLOP um relatório do progresso dos trabalhos para a realização dos Jogos.

    De acordo com a exposição feita pela Comissão Organizadora dos Jogos da Lusofonia – Goa, pelo seu presidente, Keshava Chandra, os acabamentos das instalações estão, neste momento, em fase de conclusão. Espera-se que os trabalhos nas instalações estejam finalizados entre o final de Novembro e o princípio de Janeiro de 2014.

    Os eventos teste irão decorrer a partir do início de Dezembro até ao final do mês.A maior parte dos delegados técnicos nomeados pelas Federações Internacionais já visitaram as instalações e deram a sua aprovação aos projectos em curso.

    Os membros da ACOLOP discutiram demoradamente as data dos Jogos da Lusofonia, que ficaram marcadas para o período que decorre entre os dias 18 a 29 de Janeiro de 2014. O que resultou desta reunião foi uma grande unidade entre os membros da ACOLOP. A força da ACOLOP reside na nossa solidariedade e cooperação.
    Todos sabemos que a ACOLOP tem membros muito diferentes, com capacidades de vários níveis, pelo que é preciso um entendimento em benefício da unidade da associação e da continuidade dos Jogos da Lusofonia.

    jogos losofonia, lusofonia adiado, lusofonia wushu

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.